Investimento para educação em Novo Aripuanã

Escola Novo Aripuanã cortadaUma escola rural está sendo construída na comunidade de São Luiz, localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Madeira, no município de Novo Aripuanã (distante a 227 quilômetros de Manaus), com recursos de aproximadamente R$ 70 mil reais da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (Ceuc) e Prefeitura.

Salas de aulaA iniciativa surgiu a partir de reuniões entre os órgãos parceiros que verificaram a necessidade de construir uma escola para 105 alunos da rede municipal do ensino fundamental II, assistidos por quatro professores nos horários matutino e vespertino. A estrutura possuirá três salas de aula, escritório, cozinha, refeitório e banheiro.

Um pedido dos agricultores pais de alunos é que no local também fosse construída uma horta para que sejam desenvolvidos cursos de capacitação com objetivo de  aprimorar a diversidade do plantio pela Unloc/Novo Aripuanã.

Além dos alunos da comunidade de São Luiz, a unidade vai beneficiar outros jovens de oito comunidades próximas. As aulas estão previstas para iniciar no mês de março.

Segundo o gerente do IDAM local Lourivaldo Barros, a escola levará conhecimentos aos produtores rurais que por sua vez facilitará não só no entendimento das recomendações técnicas, mas também despertará a vontade de crescer como cidadão. A meta é melhorar as ações voltadas para o extrativismo (óleo de copaíba, castanha e borracha) local e acrescentar outros tipos de cultura como a do cacau.

O presidente da Comunidade São Luiz Guilherme do Nascimento destacou a importância da parceria entre as entidades. “Estamos felizes com a construção da escola, o que podemos perceber é que com a parceria com as entidades, nossa comunidade começa a crescer”, afirmou Nascimento.