Japurá: Idam cadastra 38 produtores rurais indígenas no CAF

A iniciativa visa trazer benefícios econômicos aos trabalhadores rurais, como a participação em políticas públicas

Quase 40 produtores rurais indígenas de Japurá (distante 744 quilômetros de Manaus), garantiram a inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), neste mês, durante ação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Ao todo, 38 cadastros foram efetuados.

O serviço de cadastro foi feito na Aldeia São Joaquim, entre os dias 20 e 22 de outubro, com o apoio da Prefeitura de Japurá, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento. A iniciativa, segundo o gerente da unidade local (UnLoc) do Idam em Japurá, além de fortalecer a economia, também traz benefícios aos cadastrados.

“Nosso objetivo é tornar os agricultores indígenas aptos a participarem de políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Crédito Rural, este último por meio de projetos elaborados pelo Idam”, pontuou o gerente da unidade local do Idam no município, Pedro Rodrigues Filho.

Ainda conforme o gerente, ao longo das próximas semanas, o Idam vai intensificar a atuação no município, com ações voltadas, principalmente, à pesca de subsistência e agricultura, incluindo cursos de Boas Práticas de Beneficiamento de Farinha.

Fotos: Divulgação/Idam