Japurá: Idam e Sepror realizam levantamento em comunidades indígenas

Cerca de 120 famílias indígenas das comunidades São Joaquim, Jeremias, Jutaí (etnia macú nadet) e do Lago do Mapari (etnia kaixanas), receberam na semana passada a visita de representantes do Idam, Sepror, Prefeitura Municipal e demais autoridades do município de Japurá. A visita teve como objetivo informar à população indígena sobre os programas do governo federal e estadualvoltados para a classe e realizar o georeferenciamento das áreas visitadas.

Os indígenas do município de Japurá ainda mantém a atividade extrativista como principal ocupação. Vivem da caça, pesca, coleta de castanha, açaí e a fabricação de farinha de mandioca para consumo próprio. Dentro das novas políticas públicas as comunidades indígenas serão beneficiadas com a construção de agrovilas e o incentivo a projetos da agricultura familiar. Serão construídas casas populares, casas de vegetação, energia elétrica, água encanada, posto de saúde, construção de escola, dentre outros. De acordo com informação prestada pelo gerente do Idam em Japurá, Fredson Pereira, a próxima reunião, agendada para a segunda quinzena de março, contará com a presença do Secretário de Produção Rural Eron Bezerra, que estenderá a visita até a comunidade Atapori (etnia macú eru), localizada em Vila Bitencourt, fronteira com a Colômbia.

Além do representante do Idam no município, participaram dessa primeira visita o gerente da Sepror, Orlandino Baré, o Prefeito Municipal Raimundo Guedes e representantes da Câmara de Japurá.