Juruá investe na produção de farinha ova

A partir de hoje, 30, os agricultores familiares de Juruá comemoram mais um avanço na produção de farinha. Foi entregue às 68 famílias rurais da comunidade Forte das Graças, uma casa de farinha higiênica, construída com recursos do convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
Atualmente os agricultores de Forte das Graças vivem do extrativismo, pesca e da produção de farinha. Com a instalação da casa de farinha higiênica a expectativa dos beneficiados é aumentar a produção e direcionar o excedente para a sede do município e para o mercado de Manaus, que se ressente de altos preços praticados pelos atravessadores.
Segundo Bismarck Batalha, gerente do Idam no município, os agricultores passarão a produzir uma farinha ovacom mais qualidade e melhores condições higiênicas. “A tendência é melhorar. Após essa inauguração os agricultores receberão um curso sobre ‘Melhoria na Qualidade de Farinha’. Com essa capacitação os agricultores vão adquirir novos conhecimentos e poderão aplicar as técnicas aprendidas na produção de farinha ova, tão apreciada pela população. Além dessa melhoria poderão aumentar a renda familiarcom a comercialização de outros subprodutos da mandioca, como o pé-de-moleque, tucupi e farinha de tapioca.

Para prestigiar a cerimônia de entrega da casa de farinha higiênica estiveram presentes ao evento, o Vice-Prefeito, o Gerente do Idam de Juruá, o Secretário de Produção Rural, o Secretário do Meio Ambiente, além de convidados e agricultores locais .