LÁBREA: governador inaugura Usina de Beneficiamento de Castanha

No último dia 15, sábado, o governador Eduardo Braga, acompanhado do presidente do Idam, Edimar Vizolli, inaugurou a Usina de Beneficiamento de Castanha, no município de Lábrea. O espaço começou a funcionar em abril deste ano, mas foi oficialmente entregue durante solenidade que contou com a presença de autoridades locais e da população.
A usina foi construída pelo governo do Estado em parceria com o Ministério da Agricultura, Ministério da Integração Nacional, governo do Município, Fucapi e Organização das Cooperativas do Brasil – OCB. Ela é administrada pela Cooperativa Agroextrativista do Sardinha e o acompanhamento técnico é feito pelo Idam. O município de Lábrea está entre os três maiores produtores de castanha-da-amazônia do Estado. Hoje o Idam atende mais de duzentos produtores de castanhas e vem apoiando a organização das associações e cooperativas, como principal estratégia de atuação. A idéia é adequar os produtores rurais aos padrões mínimos do Projeto de Boas Práticas do Manejo que segue os seguintes passos: mapeamento das áreas do castanhal, coleta e quebra dos ouriços, lavagem, secagem das sementes, armazenamento familiar e armazenamento coletivo.
Pelo menos 6 toneladas do produto é negociado junto a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e repassado ao Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme). A produção atual de 350 quilos do produto beneficiado por dia.A expectativa é de 41 mil quilos produzidos, até o final do ano.
A usina de beneficiamento de castanha emprega diretamente 46 funcionários.