Manaquiri faz balanço do PAA no município

Cerca de 450 toneladas de batata doce, macaxeira, abóbora e melancia foram comercializadas em 2010 pelos agricultores familiares de Manaquiri. Esse resultado – obtido com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea – PAA – foi divulgado durante a reunião realizada nesta terça, 22, entre técnicos do Idam local, representantes da Conab e agricultores da Associação Nova Esperança da Ilha do Barroso.
Os 81 agricultores cadastrados no Programa já comemoram o resultado da produção de 2010. Para o período de janeiro a abril/2011 serão colhidas em torno de 1.100 toneladas de batata doce, 1.200 toneladas de abóbora e 600 toneladas de macaxeira, referente à safra 2010/11.
Esse Programa tem nos ajudado muito, ressalta Raimundo Nonato, agricultor da Ilha do Barroso. “Agora temos a garantia do preço mínimo. No início da safra a saca com 50 quilos custa R$ 80,00. Depois, ela cai prá menos de R$ 15,00 reais. Além de obter o preço justo por sua produção temos a satisfação de entregar nossos produtos para 18 entidades sociais beneficentes”, afirmou o agricultor. Na opinião do gerente do Idam local, Mário Jorge, os agricultores estão muitos satisfeitos com os resultados obtidos com o PAA. “Esse Programa está dando certo em nosso município. Os recursos com a venda da produção já estão disponibilizados na conta da Associação Nova Esperança. Conforme os produtos forem sendo entregues, os agricultores vão recebendo o dinheiro” explicou o gerente.
A organização e a execução do Programa ficam a cargo da Unidade do Idam local, da Associação Nova Esperança da Ilha do Barroso e da Prefeitura do Manaquiri. Cabe ao Idam, além da prestação dos serviços de assistência técnica e extensão rural, organizar a produção, o registro documental dos procedimentos de recebimento e entrega dos produtos às entidades beneficiadas; a Associação organiza os agricultores e acompanha a entrega da produção junto a CONAB e a Prefeitura se responsabiliza pelo transporte da produção que é feita de quinze em quinze dias na sede do município e na capital do estado.