MANAQUIRI: Técnicos são capacitados pelo Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal – Datef/Ditef, realizou no início deste mês, no município de Manaquiri, uma c apacitação de técnicos no processo de instalação e operacionalização de equipamentos para extração de óleos vegetais. O evento vem dar continuidade as ações do projeto Corredores Ecológicos convênio nº 0007/2007, a qual propicia um serviço de assistência técnica e extensão florestal aos agricultores familiares e comunidades tradicionais. PCTAF´s
O objetivo maior éa realização de intercâmbio entre técnicos florestais do interior do Estado no que diz respeito a operacionalização de equipamentos para extração de óleos vegetais.
A capacitação foi realizada na agroindústria gerenciada pela Coopfitos -Cooperativa de Fitocosméticos da Amazônia localizada no Km 04 – Estrada de Manaquiri, com o acompanhamento da coleta de sementes de babaçu, a quebra manual dos frutos e em seguida a extração do óleo vegetal. Participaram desta ação 2 técnicos florestais, dos municípios de Juruá e Carauari, e uma engenheira florestal do DATEF.
Durante o evento foi feita demonstração sobre a importância das boas práticas de coleta de frutos e todo o procedimento para extração de óleos vegetais. Na ocasião, os participantes puderam observar quais os equipamentos utilizados e formas de armazenamento do produto final. A capacitação foi considerada de grande importância, uma vez que é através dos técnicos que são transmitidos os conhecimentos desta experiência para as populações tradicionais, envolvendo assim várias comunidades atendidas. Além disso, o Estado do Amazonas possui um grande potencial em matéria-prima, uma grande diversidade de frutos que podem ser utilizados para extração de óleos vegetais, como: buriti, açaí, andiroba, murumuru, tucumã, entre outros.
No Município de Manaquiri 112 famílias estão envolvidas entre o processo de coleta e extração do óleo e b oa parte da renda destas famílias está em função da extração de óleos vegetais na agroindústria. No processo de extração trabalham 06 pessoas, mas o processo de coleta dos frutos envolve aproximadamente 09 comunidades.
Segundo informações dos funcionários da usina o óleo extraído é vendido para empresas de fitocosméticos em Manaus e para o Estado de São Paulo.