Manicoré sedia o Encontro de Agricultores Familiares e Técnicos do Idam

Após a Chamada Pública SAF/Ater e o Contrato n˚ 123/2010 firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e aSecretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o Idam está realizando nos dias 28, 29 e 30 o “Encontro de Agricultores Familiares do Território da Cidadania do Madeira e Técnicos do Idam” no município de Manicoré. O evento tem como objetivo identificar e solucionar os problemas de produção na região, considerando os focos da Chamada: Produção de Alimentos para a Segurança Alimentar e nutricional, Produção para a Comercialização da Castanha do Brasil e Implantação de Feiras livres.
O encontro tem a participação dos representantes dos municípios do Território da Cidadania do Madeira que estão inclusos no convênio, sendo eles: Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã. Dezesseis Agricultores Familiares também estão presentes no evento, representando os 160 agricultores familiares dos municípios beneficiados pelo convênio. Os Técnicos das Unidades Locais dos municípios citados acima também estão reunidos no evento, participando ativamente dos debates propostos durante o encontro.
A abertura do encontro foi realizada na manhã desta quinta-feira, 28, pelo Diretor Administrativo e Financeiro do Idam, Ordival Rubim, e pelo Diretor de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Malvino Salvador, além do Assessor Técnico do Território da Cidadania do Madeira/MDA, Idamar Palma. Para Malvino Salvador, esse encontro é uma importante etapa do projeto apresentado ao MDA, pois, segundo ele, é a partir dos debates que serão identificados as principais frentes de trabalho para beneficiar toda a comunidade. Ordival Rubim salientou que a exposição dos problemas é fundamental para que sejam traçadas as metas de trabalho. “Esse encontro está sendo realizado graças ao apoio do Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra e do Presidente do Idam, Edimar Vizolli, que como o Governador Omar Aziz acredita que após a identificação dos principais problemas, é hora de buscar alternativas para solucioná-los”, disse Ordival. O coordenador do encontro, Antônio Claret, enfatizou todos os pontos discutidos anteriormente na Chamada Pública, e dividiu os principais pontos em cinco grupos de debates, sendo que cada grupo é formado por Agricultores Familiares de cada município , que reunidos formalizarão metas para todas comunidades beneficiadas.
Após o almoço, os grupos foram divididos por temas: 1 – Diversificação de Alimentos para os Agricultores Familiares , liderado pelo Gerente de Apoio a Produção Vegetal, Pedro Jorge; 2 – Dificuldade na Comercialização da Castanha do Brasil , liderado pela Gerente de Apoio a Produção Florestal Não-Madereira, Nadiele Pacheco; 3 – Deficiência na Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, como: Feiras Livres Locais e outros Mercados , liderado pelo Engenheiro Agrônomo Michaell Santos; 4 – Renda dos Agricultores Familiares, Insuficiente e Irregular , liderado pelo Técnico em Agropecuária Mário Ono; e 5 – Necessidade de Saneamento Básico nas UPF , liderado pelo Técnico em Agropecuária Bosco Gordiano.
Segundo Antônio Claret, Gerente de Capacitação e Metodologia de Aterf, nesse primeiro momento cada grupo irá identificar as causas desses problemas para posteriormente procurar as soluções.Todos as discussões estão sendo acompanhadas pelos diretores executivos do Idam, Ordival Rubim e Malvino Salvador; chefe do departamento de operações, Helênio Figueiredo; gerente de apoio a aqüicultura e pesca, Alfeu Ferraz; além dos gerentes das Unidades Locais participantes.