Máquina para extrair mandioca e macaxeira promete maior rendimento e menos esforço físico do produtor rural

O agricultor familiar Edy Monteiro da Silva, 42 anos, morador da zona rural de Manaus, participou de uma demonstração do uso de um equipamento mecânico para extração de raízes da mandioca e macaxeira. A atividade aconteceu nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, na propriedade do agricultor localizada no ramal da Cooperativa, km 10 – Projeto de Assentamento Tarumã Mirim.

O equipamento que se propõe a facilitar o trabalho do agricultor familiar, pesa 30 quilos e foi desenvolvido por Hallisom Brito (engº Eletricista) e Eduardo Nogueira (eng. Mecânico). O protótipo consiste num sistema de alavanca sobre um carrinho com pinça para arranquio, uma peça para aração e um cesto para o transporte da produção. O custo do equipamento gira em torno de R$ 1.700 reais.

Segundo Hallisom, a ideia em criar o equipamento é fazer com que o agricultor produza mais com menos esforço. “Para chegar a esse protótipo entrevistamos, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), mais de 20 agricultores familiares em áreas de terra firme e várzea das comunidades do Careiro Castanho, Janauacá, Jatuarana, Novo Remanso, Pau Rosa, Puraquequara e Rio Preto da Eva”.

Nessa pesquisa de campo, segundo Hallisom, foi constatado que durante a colheita manual de 1 hectare de mandioca (10 mil pés) foi necessário o envolvimento de 17 trabalhadores. Com o uso do equipamento, 6 pessoas conseguiram realizar a mesma tarefa, no mesmo espaço de tempo e com menos esforço físico”.

Para o agricultor Edy Monteiro que cultiva macaxeira, esse equipamento vai facilitar a vida do produtor rural.  “O trabalho com a colheita da mandioca e macaxeira é cansativo e muitas vezes não conseguimos cumprir uma jornada de 8 horas de trabalho. Esse equipamento é fácil de usar e com a prática, o esforço físico vai diminuir e a produtividade certamente vai aumentar”, afirmou o agricultor.

O desenvolvimento de equipamentos adaptados às necessidades dos agricultores do Amazonas ainda é muito tímido, comentou o diretor técnico do IDAM, Luiz Carlos do Herval Filho. “Esse equipamento é promissor para aumentar o rendimento na colheita, com raízes intactas e com um menor esforço laboral. A mandioca é a cultura de maior área plantada no Estado e também a que tem em seu ciclo de cultivo, do preparo da área até a fabricação da farinha, uma utilização de mão de obra intensa. Iniciativas como essa são essenciais para o incremento da produção de macaxeira e farinha no interior do Estado”, explicou Herval.

O técnico agrícola da Unidade Local do IDAM em Manaus, Jean Matos, acompanhou a prática e ficou motivado com a experiência. “ Na agricultura familiar é comum somente o uso do terçado o que ao longo dos anos causa muitos problemas de saúde. Esse equipamento é seguro, fácil de manusear e não utiliza combustível ou energia e acredito que vai ajudar muito os agricultores amazonenses”, comentou Jean.

Hallisom Luniere Brito é amazonense, 42 anos, mestrando da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e filho de agricultores familiares do rio Juruá/AM e sensibilizado pelas dificuldades dos agricultores vem buscando alternativas para apoiar as atividades agrícolas.

O protótipo ainda está em fase de ajustes e partir de 2018 será lançado no mercado para comercialização. Fone para contato: 981149704

Fotos: Roberto Araújo Gecom/IDAM