Mecanização agrícola incentiva diversificação de culturas em Novo Aripuanã

tida (4)

A equipe da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em Novo Aripuanã, vem orientando agricultores familiares no preparo de área mecanizada para o plantio de culturas de ciclo curto como feijão, milho, melancia, macaxeira e mandioca.  Inicialmente foram beneficiadas 12 famílias de agricultores da estrada AM 174- Km 47 e da Estrada Nova e até o momento 21 hectares já estão aptos para plantio.

A atividade vai beneficiar agricultores com a mecanização de 1 a 3 hectares por unidade familiar. O objetivo dessa ação é possibilitar aos agricultores aumento na renda familiar, maior aproveitamento da área plantada, maior produtividade e consequentemente melhoria na qualidade de vida.

Para o gerente da Unidade do IDAM em Novo Aripuanã, Lourivaldo Barros, os agricultores estão muito otimistas com essa atividade e já conseguem ver o quanto é vantajoso e importante o trabalho da mecanização do solo. “A partir da colheita das culturas de ciclo curto, prevista para junho de 2016, os agricultores já começam o plantio de açaí, coco, laranja, banana e maracujá”, enfatizou Lourivaldo.

guimaraes (2)

Segundo Carlos de Matos Dias Filho, presidente da Associação ASCOMAS, a partir da mecanização já começamos uma nova realidade. “Já fiz meu projeto para implantação de 2,0 ha de banana acreditando nesta mecanização. Por isso agradeço ao IDAM e a Prefeitura por serem nossos parceiros neste trabalho”.

Valdenilson da Silva de Souza, presidente da Associação AGROCE aposta que dias melhores virão. “Não podemos mais trabalhar como antes, na base do machado e do terçado. Recebemos do Governo do Estado por meio do IDAM um trator agrícola para facilitar o trabalho do homem do campo. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar”, finalizou Valdenilson.

A ação está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Novo Aripuanã por meio da Secretaria de Agricultura e com a Associação de Produtores locais.