Municípios do Amazonas participam de videoconferência sobre serviços de ATER

ATER

Com objetivo de discutir a qualidade, melhoria, ampliação e a universalização do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e movimentos sociais da Agricultura familiar, realiza nesta terça-feira (12), uma videoconferência direcionada a agricultores familiares e extensionistas rurais do Amazonas.

A atividade é uma preparação para a Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ceater), que este ano, tem como lema: Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis. Os municípios que participarão da videoconferência são Tabatinga, Parintins, Manaus, Manacapuru, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Aripuanã, Humaitá, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Guajará, Carauari, Juruá e Itamarati.

A transmissão acontece das 8h30 às 11h30 nas escolas estaduais cedidas pela Secretária de Estado de Educação (Seduc), que dispõem de sistema mediado por tecnologia. Para participar do evento e ter acesso a lista das escolas onde acontecerá a videoconferência entre em contato com as Unidades Locais do IDAM.

A videoconferência será pautada nos serviços de ATER, Programas, Plano Nacional de Assistência Técnica, além de uma breve retrospectiva sobre a primeira Conferência Nacional. A ideia é frisar quais os objetivos das conferências para se chegar a Conferência Nacional e quais os eixos que irão nortear a conferência.

“Universalizar esse serviço é chegar ao pequeno agricultor que ainda não teve o conhecimento do serviço, pois ainda não conseguimos prestar assistência a todos os agricultores dos 62 municípios do Estado. E a meta é chegar a esses agricultores. Vale destacar que esse serviço é gratuito e serve como um preparatório para as conferências municipais, territoriais e Inter municipais”, explica a engenheira agrônoma e membro da comissão organizadora estadual para as conferências, Eda Oliva.