Nova diretoria executiva do IDAM toma posse nesta segunda-feira (20)

Fotos: Roberto Araújo (Gecom)

Foi anunciado na manhã de hoje, 20 de março, a nova diretoria executiva do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), órgão integrante do Sistema Sepror. O diretor-presidente do IDAM, Malvino Salvador, apresentou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Luiz Carlos do Herval Filho, a diretora de Assistência Técnica e Extensão Florestal, Nadiele Pacheco e o diretor Administrativo-Financeiro, Ordival Leite Rubim Filho. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Instituição, localizado na Avenida Buriti, 1850, Distrito Industrial.

Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Produção Rural Hamilton Casara, parabenizou a nova diretoria e destacou a importância da integração entre os órgãos que compõem o Sistema Sepror. “Com a integração das Instituições, o maior beneficiado será o produtor rural que receberá um serviço mais completo, desde a formulação de políticas públicas até o desenvolvimento da cadeia produtiva e comercialização dos produtos”, destacou Casara.

Essa integração será discutida e consolidada com a realização do 1º Encontro de Gestores do Sistema Sepror (IDAM, Adaf, ADS e Sepa), que acontecerá nos dias 21 e 22 de março, com o tema “Integração do Sistema Sepror com Alinhamento na Matriz Econômica Ambiental do Amazonas”.

Para o diretor-presidente do IDAM, Malvino Salvador, o Instituto é reconhecido como órgão de maior capilaridade do Estado. “Para prestar um serviço de qualidade é necessário reestruturar o quadro de pessoal e investir em capacitação para as equipes do IDAM Central e Unidades Locais”, disse Malvino.

Nesses 21 anos de existência do IDAM essa é a primeira vez que uma técnica assume o cargo na diretoria executiva do Instituto. Nadiele, que é engenheira florestal e especialista em segurança do trabalho, iniciou suas atividades no IDAM há 10 anos como estagiária no departamento de florestas. “A vida nos oferece oportunidades, mas é preciso coragem e preparo para assumir novos desafios e para isso contamos com o apoio dos extensionistas. Se hoje, temos excelentes resultados no setor florestal foi graças aos técnicos e engenheiros que estão no campo”, afirmou Nadiele.

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, engenheiro agrônomo Luiz do Herval, esse novo desafio será compartilhado com todos os extensionistas da casa. “Vamos trabalhar com as ideias que deram certo e aproveitar as habilidades de cada servidor”, disse Luiz, que acumula 19 anos de experiência no setor primário, com atuação nas Unidades do Idam em Eirunepé, Apuí, Rio Preto da Eva e zona rural de Manaus, além de cargos assumidos na Sepror.

Estiveram presentes na cerimônia de posse o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Alexandre Henrique Freitas Araújo, secretário executivo adjunto de Políticas Agropecuárias e Florestais da Sepror, Marco Petillo e o chefe do Centro de Treinamento e Apoio à Aquicultura da Sepror, Geraldo Bernardino.