Oficina de Capacitação sobre Subvenção da Borracha Natural

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal – DATEF, Gerência de Apoio a Produção Não-Madeireira (GPNM), e a Unloc Jutaí, apoiou a Oficina de Capacitação de Associações para Monitoria de Projetos e Prestação de Contas da Subvenção da Borracha Natural , que aconteceu no período de 21 a 23 de maio, no município de Jutaí.
Participaram do evento, Associações, Seringueiros, Conselhos, Prefeitura, Organizações de Base e Agricultores Familiares envolvidos com o fortalecimento da cadeia de valor da Borracha Natural no Estado.
Na abertura, foram feitas apresentações do IDAM pelo gerente da Unidade Local, José Alax; representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Jutaí, Agência de Desenvolvimento Sustentável – ADS, Fundação Amazônia Sustentável – FAS e o Gestor da Unidade de Conservação – RDS Cujubim.
A oficina abordou diversos assuntos importantes para o fortalecimento da cadeia e das organizações envolvidas como: a Subvenção Direta ao Produtor Extrativista – SDPE, as Normas Específicas de Borracha Natural Extrativista; o Programa de Garantia do Preço Mínimo – PGPM; a Organização e Funções Administrativas (Noções Básicas) ; o Desenvolvimento Organizacional e Participativo; o Planejamento Estratégico ; as Políticas e Planos Operacionais ; a Elaboração de Projetos e Gestão de Projetos ; o Crédito Rural; a Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP dentre outros. Durante a oficina foi desenhado, de forma participativa, o mapa da cadeia de valor (Borracha), citando as etapas de todo o processo da cadeia. Outro assunto que constou na Pauta Florestal/IDAM foi sobre os novos desafios e estratégias a serem implementadas pelo Estado para a cadeia de valor da borracha natural.
Para finalizar, a Gestora ambiental Rosa Cardoso – ADS, realizou o pagamento simbólico da Subvenção Estadual da Borracha referente a produção de 2008.
Segundo a engenheira florestal da GPNM, Nadiele Pacheco, essa parceria com a ADS é muito importante para as instituições, pois soma forças para realização das atividades e mostra a união dos órgãos estaduais em se tratando de atividades florestais extrativistas.
A oficina foi realizada graças ao convênio celebrado entre o IDAM e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Projeto Corredores Ecológicos (PCE) 007/2007.