PAA em Nova Olinda do Norte movimenta R$ 29,5 mil

Pelo primeiro ano, produtores rurais de Nova Olinda do Norte (distante 126 quilômetros de Manaus) participaram do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e beneficiará 330 famílias. A ação teve o apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Nova Olinda do Norte e da Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Produção.

No total, cinco agricultores familiares venderam R$ 29.510,82 em produtos, entre eles, estão à cebolinha, coentro, pimenta de cheiro, banana, mandioca, milho verde, maracujá e abóbora de leite. A produção foi comprada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), e os alimentos são doados a famílias de baixa renda cadastradas em Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Os produtos comercializados pelos agricultores regionais serão doados para 330 famílias carentes

O gerente da unidade local de Nova Olinda do Norte, Valdo de Oliveira e Silva, explica que cada produtor rural recebeu R$ 6,4 mil, pelos alimentos vendidos. “Isso mostra que há demanda para os produtores regionais e isso garante que nossos agricultores familiares continuem produzindo”, detalhou.

O PAA tem como objetivo incentivar a produção local de produtos agropecuários da agricultura familiar através da compra dos produtos e destinar os alimentos para atender as necessidades da suplementação alimentar das pessoas  que se encontram em risco de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional, cadastradas nos programas locais.

Plano operacional – No último dia (30), o Idam em Nova Olinda do Norte, juntamente, com a Prefeitura do município realizou uma reunião com 84 líderes das comunidades ao entorno de Nova Olinda do Norte para discutir as demandas do setor primário deste ano. A reunião aconteceu na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Idam e Prefeitura de Nova Olinda do Norte alinham atividades para o setor primário em 2019

O gerente do Idam em Nova Olinda do Norte informou que o plano operativo para 2019 prevê capacitação para os agricultores familiares, como cursos, visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), excursões, intercâmbios e reuniões.

No seguimento da aplicabilidade de ATER, está planejado a aprovação de recursos no valor de R$ 160 mil para o crédito rural através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam); reativação dos projetos pró-mecanização e pró-calcário com insumos subsidiados; e ainda emissão de carteiras do produtor rural e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) individual e jurídica.

O gerente acrescentou ainda que o plano prevê também apoio as associações e cooperativas para acesso ao Fundo de Promoção Social (FPS) e apoio as comunidades indígenas e assentados da reforma agrária.