Parintins: Piscicultura ganha novo impulso no município

Os piscicultores de Parintins têm muito que comemorar. Por meio da parceria SEPROR/ SEPA a Unidade Local do Idam/Parintins recebeu a quantia de 100.000 pós-larvas da espécie tambaqui. O trabalho de monitoramento e acompanhamento das pós-larvas foi realizado pelos técnicos da Unloc de Parintins, e contou com a participação e colaboração dos agricultores familiares da Associação dos Produtores Piscicultores do Projeto Assentamento de Vila Amazônica . No primeiro momento, as pós-larvas ficaram armazenadas em um tanque de aproximadamente 1.000m²,na propriedade do agricultor familiar João Pizano ,localizada na estrada da Colônia Santa Fé na região do Zé Açu.A experiência contou com a apoio de um grupo de agricultores familiares da localidade , que estão iniciando a atividade de cultivo da espécie tambaqui. A Prefeitura Municipal também tem colaborado com o propósito, realizando o transporte dos alevinos por meio de um caminhão, até o local de distribuição. Além das comunidades de Parintins,os agricultores familiares do município de Barreirinha também estão sendo beneficiados. No total 10.000 alevinos foram distribuídos a comunidades de Barreirinha, atendendo assim, outras localidades assistidas pelas Unidades Locais do Idam. Sendo essa a primeira experiência com pós- larvas de tambaqui no município de Parintins , segundo o técnico da Unloc de Parintins responsável pelo projeto, José Cursino Martins, os primeiros resultados estão atingido a expectativa esperada, que é a de levar as comunidades dos municípios as pós-larvar, contribuindo, deste modo,para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares que praticam a piscicultura,ou daqueles que desejam ingressar na atividade.