Presidente do IDAM participa de intercâmbio no Acre

O presidente do IDAM,Edson Barcelos, esteve participando de um intercambio no Estado do Acre, promovido pela Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), nas cidades de Rio Branco, Brasileira, Xapurí e Sena Madureira no período de 08 a 10 de junho de 2009.
O intuito das visitas foi conhecer as novas indústrias e cooperativas familiares instaladas no Estado do Acre, que estão usando como principais fontes de matérias-prima: a castanha da amazônia e o látex; além dos trabalhos de avicultura e a produção de tacos. As organizações cooperativistas e as agroindústrias estão tendo grandes investimentos, dos governos estadual e federal.
Em Rio Branco , está instalada a indústria MIRAGINA, que recentemente desenvolveu produtos a base da castanha como: biscoitos, castanhas fatiadas e óleo de castanha.
A FÁBRICA DE TACOS, localizado em Brasiléia, tem um investimento super moderno, com equipamentos alemães que proporcionam uma infra-estrutura para exportar tacos com alta qualidade para o mercado.
Em Xapurí, há grandes investimentos na avicultura familiar com a ACRE AVES. O projeto consiste de uma fábrica de ração, abatedouro (que já estão em funcionamento) e uma incubadora que será inaugurado em breve. Também foi visitada a INDÚSTRIA DE LÁTEX – CAMISINHAS, onde é processado o látex líquido oriundo dos seringais nativos que produz preservativos masculinos para o Governo Federal.
Outras indústrias foram visitadas como: Fábrica de borracha e castanha em Sena Madureira e a COOPERACRE, em Brasiléia, que trabalha com castanha, borracha e andiroba. Todas estas indústrias geram mais de 200 empregos diretos e beneficia várias famílias extrativistas.