Prevenção de doenças em animais é tema de DM em Benjamin Constant

2

Com objetivo de incentivar a produção de ovinos e caprinos em Benjamin Constant (1.121 quilômetros de Manaus), a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) vem prestando assistência técnica aos produtores rurais do município. No dia 2 de dezembro, uma Demonstração de Método (DM) sobre casqueamento (aparo funcional dos cascos) foi realizada no sítio São Sebastião, localizado no km 2 da estrada Perimetral.

A ideia é mostrar aos criadores que o casqueamento previne contra doenças e evita prejuízo, ocasionadas principalmente no período de chuva que pode levar até a morte do animal.

Durante a DM o técnico em agropecuária da Unidade Local do IDAM, Denis Almeida de Lima, orientou os produtores a observar sempre a ocorrência de alguns sintomas nos animais como caminhar mancando, crescimento exagerado das pontas do casco e mau cheiro.

“O casqueamento restabelece a linha do casco, a distribuição do peso entre as unhas, além de permitir o tratamento de possíveis lesões em estágio inicial,” explicou Denis.

Ainda de acordo com o técnico, o bem-estar animal está diretamente ligado ao manejo correto, que influencia inclusive na nutrição do ovino. O resultado se torna visível no aumento da produtividade e como consequência, maior retorno econômico. A recomendação é que o casqueamento seja utilizado como medida preventiva, aliado ao uso de uma solução composta de cal virgem e Sulfato de Cobre.

Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM, Jânderson Garcez, atualmente o município possui 300 de ovinos e caprinos. “As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) promovidas pelos técnicos do Instituto têm contribuído cada vez mais com a atividade junto aos seus assistidos”, afirmou Garcez.