Produção de acerola é destaque em comunidade de Novo Remanso

Vermelinha parece pitanga. Redondinha, às vezes doce, às vezes azeda, mas quando o assunto é vitaminha C, ela é campeã. Não resta dúvida que a personagem desta história é a acerola, fruta de clima tropical que na comunidade São Jose do Amatari, localizada no distrito de Novo Remanso, é ocarro-chefe dos agricultores familiares. O fruto é tão apreciado que a produção chega a 150 toneladas no período de dezembro a março, quando ocorre a safra.
Como forma de aumentar ainda mais a produção e garantir melhor qualidade da fruta a Unidade Local do Idam/Novo Remanso realiza nos dias 3 e 4 de dezembro o curso sobre a cultura da acerola, voltado para os produtores rurais que trabalham com a cultura. O evento acontece na própria comunidade, por meio de aulas práticas e teóricas. Entre os assuntos abordados estão: pragas e doenças, limpeza, colheita e pós colheita, armazenagem da fruta, entre outros.
Segundo a gerente da Unidade, Michelle Duarte, embora haja vantagem em produzir acerola, principalmente por conta do preço (na entressafra chega a R$ 2, o quilo). “Nossa maior preocupação é na qualidade da acerola, por isso nós do Idam estamos sempre alerta, fazendo controle de pragas para que não ocorra deformidade dos frutos”, garantiu Michelle.
Mais de 30 agricultores familiares produzem, comercialmente, a fruta. E as vendas tem compradores certo, como a Unifrut Polpas da Amazônia, de Novo Remanso; Ascope, localizada na vila do Engenho e Amazônia Polpas, de Itacoatiara.
A comunidade que se tornou referência no Estado do Amazonas por conta da produção da acerola agora se prepara para realizar, no próximo ano, a primeira festa da acerola. O evento vai servir para divulgar o local e expandir, ainda mais, o produto que além de natural, também pode ser consumido em forma de sucos, sorvetes, doces, geléias e compotas. A acerola pode ainda ser misturada com outros sucos de frutas como laranja e mamão.