Produção leiteira de Apuí recebe incentivo do governo

Uma reunião entre o gerente da Unidade Local do Idam/Apuí, a diretoria da Associação dos Produtores de Leite de Apuí – Asproleip, o presidente do Idam, Edimar Vizolli e do presidente da Afeam, Pedro Falabella, resultou na aprovação por meio do governo do Estado, de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para investimento na pecuária leiteira do município.
O montante vai permitir que mais de 100 agricultores familiares, de 35 comunidades rurais, sejam beneficiados. Cada um deve receber cerca de 15 mil reaispara infraestrutura da propriedade e aquisição de matrizes e reprodutores de boa aptidão genética e leiteira, provenientes dos estados de Rondônia e Minas Gerais, considerados de alto padrão.
Os técnicos do Idam já estão trabalhando na elaboração dos projetos que serão encaminhados para a Afeam. A liberação do dinheiro deve acontecer em junho deste ano. Com esse investimento a Unloc espera, em pouco tempo, triplicar aquantidade do leite produzidano município.
Hoje o laticínio local recebe aproximadamente 5.000 litros de leite. A produção é adquirida diretamente pela Associação que beneficia o produto e abastece o mercado de Manaus comqueijo mussarela, e o mercado local com o leite pasteurizado. De acordo com o presidente do Idam, Edimar Vizolli, a ação é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares de Apui, que buscam incentivos para a produção leiteira.
O apoio dado pelo governador Omar Azziz elevou os ânimos dos agricultores que agora, fazem planos para aumentar o rebanho leiteiro e, consequentemente, a renda mensal.
Os beneficiados com o financiamento terão 3 anos de carência e até 10 anos para efetuar o pagamento.