Realizado I Encontro de Castanheiros do município de Coari

Aconteceu no último dia 11, sexta-feira, no município de Coari o I Encontro dos Castanheiros do município de Coari. O evento contou com um público de 100 participantes, entre castanheiros, estudantes e a sociedade civil.
O objetivo foi reunir todos os atores da cadeia de valor da Castanha-do-Brasil para troca de informações, divulgação das Políticas Públicas disponíveis para atender a atividade extrativista e, principalmente, o incentivo a retomada das atividades de coleta da castanha.
O município de Coari tem um grande potencial para a produção de castanha. Segundo dados da Sefaz, no ano de 2008 a produção foi de 36.275 hectolitros.
O evento foi realizado no intuito de resgatar o interesse dos castanheiros pela atividade extrativista, gerando renda para a população local.
Ao final foi elaborado, pelos representantes das associações produtoras de castanha e representantes das instituições, um Plano de Ação para a Cadeia de Valor da Castanha, que terá como atividade número 1 a identificação e cadastramento dos castanheiros junto ao Idam. Entre os palestrantes estavam Nadiele Pacheco representando a Gerência de Apoio à Produção Florestal Não-madereira do IDAM/DATEF, Petrucio- Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Thomaz- Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento e Dr. Jorge Campos professor da Universidade Federal do Amazonas. As palestras foram orientadas para coleta e beneficiamento da castanha-do-brasil, política de subvenção, garantia de preço mínimo, cooperativismo, dentre outros.
http://www.f2imagem.com.br