Rio Preto da Eva reune Citricultores

O município de Rio Preto da Eva está sediando no período de 11 a 13 de abril um evento de capacitação para citricultores da região, organizado pelo Comitê Gestor da Produção Integrada de Citrus no Amazonas. No total são 40 participantes, incluindo técnicos do Idam de Manicoré, Tefé, Tapauá, Manaus, Rio Preto da Eva, Careiro e Vila Rica de Caviana (Manacapuru) além de agricultores dos municípios vizinhos de Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaus. Durante a abertura do evento ocorrida ontem, 11, na sede da Apae o instrutor do Senar, Eloi Mallmann, falou a respeito do uso correto de defensivos agrícolas, e abordou temas como conservação do meio ambiente, cuidados com a saúde do trabalhador e qualidade do alimento saudável. A legislação que rege o uso desses produtos também foi amplamente discutida durante a palestra. Segundo o gerente de Produção Vegetal do Idam, Pedro Benício, 15 agricultores aderiam ao Sistema de Produção Integrada de Citrus – P.I.C., que propõe um monitoramento das pragas que atacam a produção evitando o uso desnecessário de defensivos agrícolas e buscando uma melhoria na qualidade dos frutos. "Esse projeto é desenvolvido em parceria com a Embrapa, o Senar, o Inpa e a Sepror e busca principalmente a integração de atividades visando a redução dos agrotóxicos, a proteção do solo, o manejo das ervas e o uso correto de adubos químicos, por meio de análises realizadas no solo", enfatizou o gerente. O curso está sendo realizado no município de Rio Preto da Eva pois concentra grande parte dos agricultores, além de ser o maior produtor de citrus do Estado. Atualmente o estado ainda importa laranja de São Paulo , Roraima e Pará. No entanto, o P.I.C. visa o aumento dessa produção para atingir o mercado institucional, que inclui a merenda escolar, além de atender a um mercado potencial de consumo de citrus para a copa de 2014. Segundo Veronica Severino de Souza, produtora de laranja desde 1999 e proprietária da Fazenda Panorama, o Sistema de Produção Integrada de Citrus apresenta técnicas que são importantes para a comercialização dos produtos, profissionalização das vendas e combate efetivo as pragas que estão presentes nas plantações. “O idam presta assessoria técnica, e desde 2004 vem melhorando a tecnologia de trabalho com o grupo de citricultores participantes das cooperativas”, reforça a agricultora. Na opinião de Alfredo Decaris, agricultor familiar da região que também aderiu ao P.I.C, o monitoramento constante as pragas que atingem as lavouras estão sempre controladas e não apresentam riscos as plantações. “Atualmente o preço da laranja está bom, estamos no período de entre safra e nossos produtos já tem uma qualidade melhor que os frutos que vem de outros estados”, concluiu. O curso se estenderá ate o dia 13, onde será realizado uma atividade prática na Fazenda Panorama de propriedade de Sebastião Siqueira. Neste dia serão demonstrados o uso correto dos defensivos agricolas, a calibragem dos equipamentos e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual – EPI.