Saf ajuda no processo de reflorestamento em Apuí

A Unidade Local do Idam/Apuí está apostando no progresso da cultura do guaraná e no reflorestamento de áreas degradadas. Por meio de uma Unidade Demonstrativa de Guaraná em SAFs, implantada na propriedade da agricultora Marilda Velfal Geraldo, localizada na AM 174, km 80, Projeto de Assentamento Acari, os técnicos já comemoram previamente os resultados. Mas, a avaliação final só deve ser feita daqui a três anos, quando os frutos começarem a aparecer. Em um Sistema Agroflorestal (SAF) o guaraná é tido como a principal cultura. Na Unidade Demonstrativa ele divide espaço com açaí, andiroba, copaíba mari-mari, ipê e castanha do Brasil, espécies consideradas importantes no processo de reflorestamento, e, também, com o feijão de corda, feijão guandu e mucuna preta, leguminosas que servem para melhorar a estrutura física e química do solo e contribuem, de certa forma, com o aumento imediato da renda das famílias rurais. Todo esse trabalho é resultado do convênio Incra-SR 15/Idam. De acordo com o gerente, Paulo Soares, o plantio do guaraná é feito normalmente sozinho, por simples falta de conhecimento técnico dos agricultores, mas com o apoio dado pelo Idam, a ideia é fazer com que a cultura seja compartilhada, uma vez que estudos indicam que o SAF não afeta sua produtividade. Com os resultados em mãos, os técnicos do Instituto esperam, nos próximos anos, incentivar os agricultores do Projeto de Assentamento para o plantio do guaraná utilizando o sistema. Hoje, a produção do guaraná é de 600 quilos por hectare. Outra cultura que também tem contribuído para o reflorestamento de áreas no município de Apui, localizado na região do madeira, é o cacau. Para ver de perto os resultados obtidos com o SAF, o Idam realizou no final do mês passado uma excursão, com a presença de mais de 60 agricultores familiares. Eles conheceram o plantio feito na propriedade do agricultor José Ferreira da Silva, localizada na vicinal Rio Branco (Projeto de Assentamento/Acari). Com boa adaptação e com a mesma produtividade de quando plantado sozinho, o SAF do cacau tem sido bastante convidativo no Projeto, inclusive com a adesão do sistema por parte de muitos assentados. Atualmente, em um hectare de área, a produção é de 800 quilos de cacau. Mas, nem só de cacau e guaraná vivem os moradores de Apuí. Frutas de todos os tipos e sabores passaram por um processo de transformação, durante um curso de aproveitamento de frutas regionais, ministrado pela técnica do Idam, Claudi Pires. Desta vez, a atividade foi voltada para as mulheres rurais do Distrito de Sucunduri, no Projeto de Assentamento Rio Juma. Na ocasião elas aprenderam, de forma bem descontraída, a produzir doces e compotas. O objetivo principal foi proporcionar um acréscimo na renda familiar para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores que moram no Projeto. Para o presidente do Idam, Edimar Vizolli, a assistência técnica dada aos agricultores rurais dos Projetos de Assentamentos, visam integrá-los, da melhor forma possível, às novas tecnologias do setor rural, garantindo aumento na produção, qualidade e harmonia com a natureza. Essa iniciativa é compartilhada pelo secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, que apoia ações voltadas para o reflorestamento de áreas degradadas no Estado.