São Gabriel da Cachoeira: Idam realiza curso sobre Associativismo

Com o objetivo de fortalecer as entidades rurais e inseri-las no processo de organização, inicia amanhã, 19, no município de São Gabriel da Cachoeira o curso sobre Associativismo, promovido por meio de um convênio entre o Idam e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
O evento que encerra no dia 21, quinta-feira, é voltado para presidentes de associações, lideranças comunitárias e representantes da Secretaria de Produção do município.
Outros cursos também estão previstos para acontecer ainda este ano, conforme informou o gerente da Unidade Local, Tadeu Pacheco, entre eles o de Agroecologia, no período de 08 a 10 de novembro; Criação de Abelhas, de 11 a 13 de novembro; e sobre Melhoria da Qualidade da Farinha, no período de 23 a 25 de novembro. Todos voltados para os produtores rurais das comunidades locais.
Como forma de garantir novas alternativas econômicas e geração de renda, foram criadas Unidades Demonstrativas de Laranja, Avicultura Caipira e Meliponicultura. Os espaços veem atraindo produtores que já demonstram interesse em aumentar, principalmente o plantio da laranja, considerado, hoje, insuficiente até mesmo para o consumo. A fruta comercializada em São Gabriel da Cachoeira é proveniente da capital e de outros Estados, e é adquirida pela população local por um preço muito alto. Com o trabalho que vem sendo desenvolvido e com a adesão dos produtores locais o Idam quer, em um curto espaço de tempo, mudar esta situação, possibilitando, aos consumidores, produtos do próprio município.