Semana Santa com fartura de peixes no Careiro da Várzea

Após a grande cheia dos rios em 2009, a Unidade Local do Idam e a Prefeitura Municipal de Careiro da Várzea deram ênfase à atividade de piscicultura no município, apoiando novos piscicultores e implementando as técnicas de piscicultura, até então não desenvolvidas na localidade. O resultado deste trabalho começou a surgir com as primeiras despescas realizadas neste período da semana santa. Nove piscicultores, com mais de seis meses de cultivo, fizeram despescas seletivas – ocasião em que somente os peixes maiores são despescados, e comercializaram parte de sua produção. As vendas foram realizadas no próprio município, atendendo o mercado consumidor local que, de acordo com declarações da própria população, no mesmo período do ano passado, não havia peixe para ser comercializado na Semana Santa e foram obrigados a substituí-los por carne de frango. Mais de trinta agricultores familiares já implantaram viveiros de piscicultura em suas propriedades e iniciaram suas atividades no município de Careiro da Várzea. Segundo o gerente do Idam, Ofir Hage, os alevinos de tambaqui são doados pela Sepa/Sepror, por meio da Unidade Local do Idam, que, também, assiste aos produtores, promove cursos de capacitação e realiza atividades de análise físico-química da água e biometria periódica nos peixes dos cultivos, sob a orientação técnica da engenheira de pesca Alcelene Salerno.