Sepror e Idam enviam para o interior do Estado 3,2 toneladas de sementes de milho

Mais de 2,7 toneladas de sementes de milho foram encaminhadas, hoje (28), a agricultores familiares e produtores rurais dos municípios de Itacoatiara, Itapiranga, Rio Preto da Eva, Maués, Nova Olinda do Norte, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucará. As sementes de milho das variedades BRS 4103 e BRS Caimbé estavam em Manaus e vão para as unidades locais do Idam no interior do Estado onde serão distribuídas aos produtores.

De acordo com o Extensionista Rural da Gerência de Produção Vegetal do Idam, Suzamar Santos, ao todo foram encaminhados para o interior 138 sacos de sementes. Para receber as sementes o produtor assina um termo de responsabilidade e técnicos do Idam orientam e através de visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) acompanham o desenvolvimento da cultura no campo.

Na última terça-feira (26), o Idam enviou outros 500 quilos de sementes de milho (BRS 4103), para serem distribuídos aos produtores rurais do distrito de Novo Remanso, localizado no município de Itacoatiara (distante 165 quilômetros de Manaus), através dos técnicos do Idam.

As sementes de milho estavam em Manaus e vão para as unidades do Idam no interior do Estado

Conab– As sementes de milho BRS 4103 foram adquiridas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Sementes, e estão sendo distribuídas pelo Idam no Interior. No total, o Governo do Amazonas recebeu 18,6 toneladas de sementes de milho.

Deste total, já foram entregues 5,2 toneladas aos produtores do município de Humaitá (distante a 591 quilômetros de Manaus). A meta do Governo do Estado é que 46 municípios sejam contemplados e que, pelo menos, 1.361 famílias de produtores rurais sejam beneficiadas.

As sementes de milho BRS Caimbé foram adquiridas pela Sepror através da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e são distribuídas, também, pelo Idam.

As sementes de milho da variedade BRS 4103 e BRS Caimbé são caracterizadas por serem resistentes a vários tipos de fungos, tem boa produtividade e qualidade, conforme dados da Embrapa.

As sementes são recebidas pela Secretaria de Estado de Produção Rural  e distribuídas pelo Idam

Fotos: Catharine Senna