Seringueiros participam de encontro em Jutai

Nos dias 21 e 22 de maio foi realizado oI Encontro dos Seringueiros de Jutaí, promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS em parceria com o Idam, Prefeitura Municipal, ADS, CONAB,Associação dos castanheiros de Amaturá, FAS, CEUC de Jutaí e Associações Comunitárias. O evento contou com a participação dos Seringueiros das Reservas Extrativistas do Rio Jutaí eReserva de Desenvolvimento Sustentável do Cujubim. O objetivo foi a revitalização da atividade, implementação de projetos sustentáveis, mediante a interação dos órgãos fomentadores do desenvolvimento.
No final do evento foi assinado um convênio entre a Associação Extrativista do Município de Jutaí – ASPROJU e o Governo do Amazonas, com a finalidade de subvenção beneficiando 23 seringueiros no valor total de R$ 7.000,00 (sete mil reais), considerando que esta cota é do ano de 2007 que estava em atraso que desmotivou o incremento da atividade.
Também foi assinado um Plano de Ação para o desenvolvimento das atividades de cadastramento dos Seringueiros e entrega dos Kits de Sangrias, sendo que a distribuição vai ser realizada diretamente na propriedade dos seringueiros.
Os seringueiros estão sendo mobilizados para a Feira Itinerante que vai acontecer no mês de agosto. DECRETO
O Prefeito de Jutaí assinou decreto municipal n° 020, de 23 de maio de 2010,objetivando incrementar a atividade da Borracha Natural e dispõe a instituição da subvenção municipal a ser paga aos seringueiros, em efetivo exercício da borracha natural nos seringais situados no território municipal. Contudo, o valor da subvenção municipal instituída por este Decreto será de R$ 0,50 (cinquenta centavos) para a safra de 2010 até o momento, o valor pode ser revisto, após estudo, para um novo valor da subvenção da próxima safra.