Serviço de ATER fortalece atividades agrícolas em Canutama

Apresentar técnicas que facilitam o desempenho das atividades agrícolas, é o que o governo do Estado, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), vem realizando nas comunidades rurais, por meio dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). No período de 18 a 20 de julho, as comunidades, Bacadaru e Belo Monte receberam visita técnica dos extensionistas da Unidade Local do IDAM de Canutama (a 619km de Manaus).

Na ocasião, foi instalado pelos técnicos do IDAM com apoio dos comunitários, um secador solar para grãos e uma horta comunitária, onde as hortaliças cultivadas serão de responsabilidade do Grupo de Mulheres de Bacadaru (GMB), cujo receberão todo o acompanhamento técnico do IDAM.

Conforme o gerente da Unidade Local do IDAM/Canutama, Janderlei Albertino da Cruz, o objetivo foi incentivar e orientar as famílias a cultivarem os produtos da agricultura familiar utilizando as técnicas adequadas, visando sempre o aumento da produtividade. Segundo ele, a ideia e expandir a produção, para que o excedente seja comercializado em feiras e mercados locais, e também para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).

Já na comunidade Belo Monte, os técnicos do IDAM se reuniram com a Associação dos Produtores Agroextrativistas (Aspabem), para discutir assuntos relacionados ao financiamento de máquina agrícola, que irá facilitar o escoamento da produção e auxiliar na recuperação de áreas degradadas. O projeto para aquisição do equipamento já foi enviado ao Fundo de Promoção Social (FPS) para analise.

De acordo com Janderlei, os comunitários aguardam a vistoria dos técnicos do FPS para a aprovação do projeto.

Cerca de 60 agricultores familiares foram beneficiados com a visita técnica. Atualmente as principais atividades econômicas desenvolvida pelas famílias rurais das comunidades Bacadaru e Belo Monte, está voltada para o cultivo da mandioca, banana e cana-de-açúcar.

Construção de secador em Canutama