Setor primário recebe recursos do CDH

Uma parceria feita entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e o Conselho de Desenvolvimento Humano – CDH vai permitir a construção de seis Unidades Demonstrativas voltadas para a horticultura, avicultura, ovinocultura e piscicultura no município de Borba, graças à aprovação de recursos provenientes do Conselho. A proposta foi apresentada pela Associação Comunitária Agroextrativistas de Canumã, por meio do Projeto Gerando Renda, e visa contribuir para a valorização e incentivo à agricultura familiar. Por meio das unidades serão capacitadas trinta e cinco famílias associadas e interessadas em aprender técnicas de produção.
As atividades que foram propostas no projeto, como o cultivo de hortaliças e a criação de pequenos e médios animais, se constituem em alternativas de renda para as famílias que possuem pequenas propriedades, uma vez que a mão de obra e as instalações são consideradas simples e de baixo custo.
O projeto vai funcionar por meio de metodologia de aprendizagem alternada e vai contar com o apoio técnico do Idam que vai promover capacitações e assistência técnica das atividades. Além disso, o Instituto vai doar quinze tanques-rede e alevinos que serão utilizados na Unidade Produtiva de Piscicultura. Durante reunião realizada na última segunda-feira, 14, o CDH, também, liberou recursos que vão beneficiar outras associações ligadas ao setor primário:
– Associação dos Produtores Agroecológicos de Apuí. A verba aprovada vai permitir a compra de uma caminhonete, equipamentos e materiais permanentes para auxiliar no processamento e comercialização do mel de abelha;
– Associação dos Produtores Rurais Pecuaristas do Matupi, para a aquisição de um trator com implementos para auxiliar na mecanização da produção agrícola;
– Associação Agropecuária da Comunidade de São Sebastião do Corococó, para a compra de um trator agrícola com implementos.