Sigatoka Negra é tema de Demonstração de Método em Borba

show_img.php

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), em Borba (distante a 151 quilômetros de Manaus) realizaram no último dia 19 de maio, Demonstração de Método  (DM) sobre o controle de Sigatoka Negra. A técnica de deposição de fungicida na axila bananeira para o controle de Sigatoka Negra, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi  apresentada a 22 agricultores familiares do Projeto de Assentamento Puxurizal (PA PUXURIZAL) .

A Sigatoka Negra, doença que afeta os bananais, é a principal responsável pela queda da produtividade dos plantios afirma José Tarcísio da Silva e Sousa, técnico responsável pela Demonstração de Método.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente da Unidade Local, Rosinei Sousa da Silva, a prática proporciona inúmeras vantagens, como maior eficácia no controle da doença e na contaminação do ambiente, redução significativa do número de aplicações, proteção ao operário que não fica exposto ao produto, redução drástica dos problemas de intoxicações, além de ser uma técnica de fácil acesso para pequenos agricultores.

Durante a atividade os participantes receberam conhecimentos sobre as formas de aplicação, quando iniciar, intervalo entre as aplicações e quando interromper a prática e aplicações na touceira.

O agricultor Egildo de Sá Mascarenhas destaca que a assistência técnica prestada pelo IDAM é de extrema importância para que os produtos sejam de qualidade. “Ficamos felizes com as técnicas que aprendemos, pois conseguimos facilitar nosso trabalho, e no final, ter a certeza de que os resultados dos plantios serão positivos. Se não tivéssemos a presença dos técnicos no campo seria impossível chegar até esses conhecimentos”, disse.

A Demonstração de Método (DM) contou com o auxílio dos técnicos do IDAM/AADES/Borba, Messias Brasil Alho e Junielso Tavares Campos IDAM/PRÓ RURAL/Borba e do representante da Unidade Local do INCRA, Carlos Alberto de Menezes que falou sobre a importância dos trabalhos de Assistência técnica e Extensão Rural (ATER) nas áreas de assentamento.

Demonstração de Métodos (DM) – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é a prender a fazer fazendo.