Sistema Sepror apresenta plano de regularização das queijarias de Autazes

Na manhã desta quarta-feira, (11/04), a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em Autazes, distante 108 quilômetros de Manaus, participou de reunião com cerca de 50 pecuaristas do município.

Representantes do Sistema Sepror e da Afeam durante a reunião.

A ação, realizada na câmara municipal de Autazes, buscou repassar aos pecuaristas, questões relacionadas à regularização das queijarias do município, que possui economia excepcionalmente baseada na produção de leite e seus derivados.
Participaram da atividade o gerente local do Idam em Autazes, Denis Correia, o secretário adjunto de Políticas Agropecuárias e Florestais, Fernando Vieira, da Secretaria de Produção Rural, a Médica Veterinária Sinara Albuquerque e Zootecnista Meybe Seixas (Sepror) e João Bosco Corrêa da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Pecuaristas atentos à apresentação das informações.

Segundo o gerente local, Denis Correia, a reunião cumpre papel fundamental no correto desenvolvimento das atividades no município e na região amazônica como um todo, “o processo de regularização das Queijarias proporcionará a legalização dos produtores, bem como segurança alimentar, geração de emprego, renda e o alcance dos mercados institucionais e varejistas do nosso Estado”.

A cidade do leite e do queijo

O município de Autazes compõe a maior bacia leiteira do Amazonas, com cerca de 1.500 mil pecuaristas. As terras férteis da região garantem ao município um enorme potencial agropecuário, baseado na criação de gado leiteiro. Tal vocação natural confere a Autazes o título de “cidade do leite e do queijo”.