Sistema Sepror lança programas Pró-calcário e Pró-mecanização na comunidade Nossa Senhora de Nazaré em Manaus

Produtores da comunidade

O Governo do Estado do Amazonas, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam e da Secretaria de Produção Rural Sepror, lançou, nesta quinta-feira (17/05), os programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário 2018, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na Costa do Tabocal, na margem esquerda do rio Amazonas, zona rural de Manaus.

Local onde foi realizado o evento de lançamento dos programas

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, através da Sepror, por meio do termo de convênio n° 04/2015 (Sepror/Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam e Idam), com vigência até 2020. O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção do solo, no qual o calcário é lançado no solo para que se tenha mais produtividade corrigindo a acidez do solo.
A Afeam acompanha todos os projetos e atua como agente financiador com o apoio da Sepror e Idam. Segundo o gerente da unidade local idam de Manaus, Ofir Haje, já tem 20 produtores do assentamento Nazaré que já tiveram suas propostas selecionadas, com dois hectares de terra, por agricultor.
O diretor-presidente do Idam, Luiz Herval, explicou que “os Programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário vão fazer com que se possa estabelecer a atividade da mandioca pra abastecer a agroindústria, usando das tecnologias que são preconizadas principalmente pela Embrapa, saindo de 10 toneladas de raízes para 25 a 40 toneladas por hectare, dependendo da variedade e do tempo de plantio dessas culturas. É o Idam dando apoio técnico, ensinando manejo aos agricultores, mudando a realidade dos agricultores do projeto de assentamento da Nazaré”.

Macaxeira cultivada na localidade

Também participaram do evento, representantes da Afeam; da Agencia de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas – Adaf; Agência de Desenvolvimento Sustentável – Ads; Associação dos Produtores Rurais do Assentamento do Nazaré (ARPAN); gerentes das unidades locais de Manaus e Rio Preto da Eva e comunitários do assentamento. Na ocasião, foi inaugurada uma fábrica de farinha, que beneficiará os 60 associados. O Idam, órgão vinculado ao Sistema Sepror, responsável pelos Serviços de Assistência e Florestal – ATER começará atender aos interessados da comunidade que vão se beneficiar dos Programas. Todas as 66 unidades locais do Idam, vão trabalhar integradas para impulsionar os dois Programas.

Mesa com as autoridades presentes

O diretor de Crédito eleito da Afeam, Luiz José, afirmou que os produtores rurais se beneficiam diretamente dos dois programas. “No Pró-mecanização, o produtor paga só 15% do custo total de preparo da terra. No Pró-calcário, o governo subsidia 50% da correção do solo”.
O presidente da ARPAN, Everaldo Batista, destacou “a importância dos programas que vão duplicar a produção no curto prazo e agradeceu o apoio técnico do Idam e do Sistema Sepror, que, com suas práticas, estão mudando a vida dos agricultores”.

Texto: Maria do Carmo Araújo –
Gerente de Comunicação