Sistemas Orgânicos de Produção é tema de curso em Rio Preto da Eva

A Unidade Local (Unloc) do Idam de Rio Preto da Eva realizou no período de 27 a 29 de setembro o curso Sistemas Orgânicos de Produção na propriedade do Sr. Pedrinho e Dona Raí, localizada na vicinal ZF- 7 km 16. O objetivo do curso foi capacitar agricultores em métodos de produção orgânica, visando o estímulo e aumento da oferta de alimentos orgânicos na Região Metropolitana de Manaus, antes, durante e depois da Copa, de modo a promover a segurança alimentar e nutricional dos agricultores e retorno econômico com a comercialização dos produtos.

O curso constitui uma das ações do Projeto Agroecologia – Copa Sustentável 2014, destinado a agricultores do município de Rio Preto da Eva, previamente selecionados que se identificam com a agricultura orgânica pelas vantagens e benefícios que esse estilo de produção proporciona ao meio ambiente, à vida dos agricultores e consumidores em geral. Grandes partes dos agricultores envolvidos com a proposta do projeto participaram dos eventos da Caravana Copa Orgânica 2014, que mobilizou a cidade em final do mês de junho deste, em torno da saudabilidade dos alimentos orgânicos. Para evento, a equipe da Unloc de Rio preto desenvolveu uma metodologia constituídas de aulas teóricas e práticas, no qual os participantes do curso puderam por em prática os ensinamentos aprendidos. Dentre os assuntos abordados durante o curso estavam: desenvolvimento de adubos e insumos orgânicos, a agricultura orgânica; bases e princípios de s i s temas orgânicos; conversão à agricultura familiar; métodos de produção sobre práticas conservacionistas, fertilização em solo, adubação verde, dentre outros.
Na propriedade, participantes puderam conferir o uso de adubos e defensivos naturais nas plantações. Seu Pedrinho, o anfitrião do curso, alegou que fez uma mudança radical em sua unidade de produção, eliminando de vez, o uso de insumos químicos, pois já não suportava mais trabalhar com agrotóxico em função dos efeitos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.