Técnicos do Idam participam de evento em São Paulo

Está sendo realizado na cidade de Campinas,estado de São Paulo, de 23 de Maio a 04 de Junho de 2011, a Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) por meio do curso sobre Aprendizagem e Ação Participativa: Teoria e Prática sobre Diagnóstico, Planejamento e Ação Participativa em Extensão Rural. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam está sendo representado pelo engenheiro agrônomo, Michaell da Silva Santos, do escritório central, e do técnico agrícola florestal, Marilson Rodrigo da Silva, da Unidade Local de Manicoré. O objetivo do curso é promover a sensibilização, envolvimento, mobilização e capacitação dos profissionais envolvidos com Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em metodologias e processos participativos, visando o desenvolvimento rural, em diálogo com a Política Nacional de ATER (Pnater). O curso é promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA em parceria com a Universidade de Campinas – UNICAMP. 14 Estados do Brasil se fazem representar por meio de instituições governamentais e não governamentais que atuam com Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural. Para Marilson, a capacitação é de grande importância uma vez que busca a adoção de metodologias de extensão apropriadas ao novo contexto de desenvolvimento do meio rural, o que irá possibilitará melhoria de ATER ao público alvo que são os agricultores e agricultoras familiares do Estado, além da trocar experiências com as outras organizações presentes no evento. Para o Engenheiro Agrônomo Michaell, o evento está possibilitando enxergar a pluralidade cultural que existe em diversas regiões do Brasil, ampliando assim as fronteiras do conhecimento dos técnicos envolvidos. Outro fator relevante é a oportunidade de conhecer a realidade dos Estados, suas dificuldades, acertos e erros na prática de ATER. Há de se destacar ainda a construção do conhecimento de forma coletiva e participativa pautada nas dimensões social, econômica, ambiental, política, cultural e ética, orientando assim o Desenvolvimento Rural Sustentável. A carga horária do curso é 88 horas/aula de conteúdo teórico-prático, abordando os segmentos: formação em metodologias participativas para a construção e socialização de novos processos e práticas educativas na área rural; integração e troca de experiências e saberes entre os diferentes profissionais e organizações que atuam em metodologias participativas de ATER; construção da rede de profissionais que atuam com metodologias participativas na área rural.