Técnicos do Idam participam de treinamento em Brasília.

Visando proteger as famílias agricultoras da GripeA (H1N1) e evitar o risco cada vez mais iminente da proliferão da Gripe Aviária(H5N1) nas regiões rurais e nos sítios de aves migratórios, o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está promovendo no período de 3 a 4 de Novembro em Brasília/DF, a primeira fase do Treinamento de Agentes de Ater de todo o Brasil ao enfrentamento da Pandemia de Gripe e Prevenção da Influeza Aviária de alta Patogenecidade.
A primeira fase está sendo direcionada somente aos Médicos Veterinários das entidades estaduais. Durante os dois dias de treinamento, por meio de palestras e cursos, os veterinários estão tendo a oportunidade de conhecer mais sobre as gripes, como preveni-las, identifica-las e as técnicas de proteção. Posteriormente a esse treinamento, a segunda fase consistirá no repasse dos conhecimentos e informações obtidas pelos técnicos aos extensionistas dos seus respectivos estados.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), visando a maior capacitação de seus técnicos no que diz respeito à idenficação e prevenção das gripes nos municípios do Amazonas, enviou à Brasília os médicos veterinários:Wagner Verneck da Unidade Local de Boca do Acre, Tarcísio Silvada Unloc do Careiro da Várzea e Sérgio Muniz da Central. Após o treinamento os três veterinários retornam aos seus municípios de atuação, onde irão compartilhar com as famílias agricultoras e com os próprios parceiros e colaboradores do Idam, os conhecimentos adquiridos através dos cursos e pelo intercâmbio de experiências com outros agentes de Ater .