Técnicos participam de curso sobre Elaboração de Projetos de Crédito Rural

Está acontecendo desde o último dia 17, quarta-feira, o curso “Elaboração de Projetos de Crédito Rural”. Promovido pela Gerência de Capacitação e Metodologia de Aterf, o curso faz parte de uma série de ações e atividades desenvolvidas por meio do convênio nº 128 , firmado entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento que encerra na próxima sexta-feira, 26, conta com a participação de 27 técnicos rurais das Unidades Locais do Idam e três da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento ( Sempab).
O curso é divido em dois momentos. Entre os dias 17 e 19, no Auditório da Sepror/Idam os instrutores Dalmo de Souza dos Anjos, Carlos Alberto Magalhães, Luiz Carlos de Sá e Washington Luiz ministraram aos participantes aulas teóricas explicando passo a passo os conceitos e processos que envolvem a elaboração de projetos de crédito rural. Assuntos como as linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), declaração de aptidão ao Pronaf, avaliação econômica financeira de projeto, dentre outros, foram abordados pelos instrutores durante os três dias de curso voltados para as questões teóricas do crédito rural. Também foram realizados ao final das aulas, exercícios práticos como a elaboração do Projeto Afeam e a Emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica. Por meio desses exercícios os técnicos puderam por em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.
O segundo momento do evento, que teve início no dia 22, no Centro Brasileiro de Cursos, localizado na Av. Getúlio Vargas nº 222 , está contando com a presença do engenheiro agrônomo do Banco da Amazônia Benito Barbosa Calzavara , responsável por ministrar aos participantes aulas práticas sobre crédito rural. Elaboração de planilhas eletrônicas do Pronaf, além de uma revisão de conceitos básicos aprendidos, são algumas das atividades que serão realizadas nos últimos dias de curso.