Técnicos são treinados sobre Legislação Ambiental

Durante cinco dias, técnicos do IDAM, AFEAM, SEPA, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca estiveram participando do curso de Legislação Ambiental, promovido pelo Idam, por meio do convênio MMA 0007/2007, Projeto Corredores Ecológicos. O evento foi realizado na Universidade Federal do Amazonas -UFAM. O evento foi considerado de grande importância uma vez que hoje, o Amazonas, possui um número expressivo de agricultores rurais que trabalham com piscicultura. O objetivo principal foi orientar os técnicos dos referidos órgãos para uma atuaçãomais eficiente possível quando do contato com os criadores de peixe.
Conforme levantamento feito pelo IDAM, o município de Rio Preto da Eva possui a maior área de piscicultura, com o sistema de viveiro escavado sendo o mais utilizado. Em seguida aparece o município de Benjamin Constant (viveiro escavado e de barragens) e em terceiro lugar Manacapuru se destaca com o sistema de tanque-rede.
A idéia é, a partir das orientações repassadas aos técnicos, mostrar aos produtores queproduzir com sustentabilidade sem atingir o meio ambiente, ou seja, obedecendo a legislação ambiental.
Alimentação, doenças que atinguem o pescado, construções aquícolas, análise da água e equipamentos usados na ánalise da água, foram apenas alguns dos assuntos repassados pela instrutora Ana Cristina, aos participantes. No município de Presidente Figueiredo, onde existem duas fazendas aquáticas, a piscicultura vem sendo uma das principais atividades agrícolas do local, sendo fonte de renda para os agricultores.
Em 2006,apenas oitenta piscicultores atuavam na área, hoje por meio de levantamento realizado pelo IDAM, o número chega a 200 piscicultores.
O município possui quatro sistemas de criação de peixes: viveiros de barragem, escavado, canal de igarapé e tanques-rede, sendo que o principal sistema é o de canal de igarapé com a criação de matrinchã.
O evento aconteceu conforme as expectativas da coordenação. Por ocasião do encerramento, o diretor-financeiro do IDAM, Ordival Rubim, anunciou a entrega de equipamentos de informática, como notebook, por exemplo, para auxiliar nas atividades das Unidades Locais do Instituto.