Turismo Rural do Amazonas chama atenção de agricultores do Nordeste

Propriedades rurais dos municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Novo Airão, que desenvolvem o turismo rural, serão visitadas por um grupo de técnicos da Emater do Ceará, interessados em conhecer de perto os atrativos que o Amazonas oferece no setor.
O grupo será acompanhado pelo articulador da Rede Traf do Idam, Romualdo Figueiredo. O intercâmbio é o primeiro de uma série que está sendo programado pelas Ematers de vários Estados em parceria com o Idam.
A programação de visitas inicia no dia 19, terça-feira, com visitas as propriedades rurais do município de Rio Preto da Eva, entre elas a comunidade Beija Flor. No dia 20, a equipe segue para Presidente Figueiredo, onde vai conhecer a Associação Comunitária Florat Carpan. Na quinta-feira, 21, eles visitam o município de Manacapuru e Novo Airão, para conhecer um dos maiores atrativos da região: os botos. O encerramento da programação vai acontecer no dia 22 com visita aos principais pontos turísticos de Manaus. O intercâmbio técnico na área de turismo rural na agricultura familiar vem sendo considerado de grande importância, segundo informou o articulador da Rede, Romualdo Figueiredo, uma vez que as atividades desenvolvidas vão permitir um impulso maior ao setor no Estado.
Além do Idam, representantes da SDS e da Amazonas Tur estarão envolvidos no evento. A expectativa do articulador é apresentar as experiências exitosas no Estado, como o cultivo de flores tropicais, piscicultura, entre outros.
De acordo ainda com Romualdo é o primeiro grupo que vem ao Amazonas após a criação da rede de turismo rural.
A atividade vem chamando a atenção de pessoas interessadas em conhecer a realidade rural, e, também, das que conhecem, mas que hoje moram na área urbana.