Unidades Locais do Idam estão com novos gerentes

As Unidades Locais do Idam de Manaus, Anori e Santo Antonio do Içá estão sendo dirigidos por novos gerentes a partir deste ano. A mudança feita pela diretoria executiva do escritório central faz parte da política do Instituto que visa fortalecer, ainda mais, as ações do governo estadual para o setor primário. E com o propósito de cumprir com a missão do Idam, o engenheiro agrônomo Luis Herval, assumiu a Unidade Local de Manaus.

Na lista de prioridades está às atividades referentes aos convênios no. 128 com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, e com Incra/Asbraer. A Unloc/Idam/Manaus é umas das maiores do Estado e tem uma vasta área de atuação.

Presta assistência técnica na BR 174 até o Km 60, AM 010 até o Km 52, Puraquequara, na zona leste, rio amazonas e PDS cuieira, no rio negro. Com 16 técnicos, 10 carros, 02 motos e 03 voadeiras, a expectativa, segundo Herval, é agregar mais qualidade aos serviços e contribuir com a qualidade de vida dos agricultores rurais atendidos.

Entre as culturas que mais se destacam no município estão hortaliças, fruticultura e avicultura caipira (postura e corte). Histórico Luiz Herval é agrônomo, pai de dois filhos e possui uma vasta experiência no setor. Foi gerente das Unidades Locais do Idam/Eirunepé, Apuí e Rio Preto da Eva; Chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER e nos últimos anos exerceu o cargo de Gerente de Apoio à Produção Vegetal.

O novo gerente da Unloc/Manaus é formado em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialista em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Federal do Pará. Anori O novo gerente da Unloc/Idam/Anori, Jean Cavalcante, assumiu a função com a meta de também fortalecer a agricultura no município, localizado na região do Alto Solimões.

O biólogo de 36 anos iniciou a carreira em 1996, na extinta Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas – Codeagro. Também foi técnico da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – Ciama e da Unidade Local do Idam/Presidente Figueiredo onde, ano passado, assumiu, interinamente, a gerência local. Integração é a palavra de ordem do novo gerente.

A Unidade atende, em média, 500 agricultores familiares, de 45 comunidades. No município, se destacam as culturas de malva, açaí e horticultura. Santo Antônio do Içá A Unidade local agora está sendo gerenciada por Warlen Ariel Cornélio Fermin.