Unloc de São Paulo de Olivença realiza curso de Boas Práticas da Castanha

A Unidade Local do Idam em São Paulo de Olivença promoveu no período de 21 a 23 de junho, um curso de Boas Práticas da Castanha do Brasil. Sendo a castanha um dos principais produtos de exportação do município, e indispensável na merenda escolar devido a seu alto valor nutritivo, o curso teve como objetivo estimular a produção do fruto,por meio de associações e cooperativas, tendo em vista a adequação dos padrões mínimos previstos no manejo da castanha.
O evento realizado na comunidade São Francisco do Castanhal, no rio Solimões, contou com a participação de representantes das comunidades produtoras de castanhas, associadas à Agroexpo (Associação dos AgroExtrativas). Ministrado pelos técnicos Francisco Marinho e Jucirlei Ventura, o curso contou com aulas práticas e teóricas, onde os produtores puderam conhecer as novas técnicas de colheita da castanha, podendo assim, melhorar a qualidade e o volume da produção. Ao final do curso, foram produzidos cerca de 218 hectolitros de castanha.
Segundo o gerente da Unloc de São Paulo de Olivença, Sérgio Fróes, inúmeras atividades foram realizadas, tendo como objetivo a aprendizagem por parte dos participantes, das novas técnicas de coleta da castanha. Dentre as atividades destacadas pelo gerente está a construção de giral suspenso para secagem dos ouriços e do secador solar com cobertura plástica (sendo inovado pela equipe técnica local) para secagem das castanhas antes de irem para o paiol familiar. “A partir desse curso, os produtores poderão colocar em prática as técnicas aprendidas, garantindo assim, a produção e a venda da castanha em larga escala”, afirmou Fróes.

No último dia de evento, os produtores receberam dos técnicos da Unidade Local, certificado de participação.