Unloc Santo Antonio do Içá inaugura Unidade Demonstrativa de canal de igarapé

O sistema de cultivo em viveiro de barragens e tanque escavado em terra firme nos últimos anos vem obtendo grandes resultados. Com a legislação ambiental mais rígida e a proibição de construções de barragens, os agricultores têm procurado alternativa que não agridem o meio ambiente e vem adotando o sistema de criação em canal de igarapé. Segundo os técnicos do IDAM o custo de implantação do sistema é relativamente baixo, e o sistema apresenta uma elevada produtividade, dependendo da vazão do igarapé.
Este mês a UnLoc do IDAM/Santo Antonio do Iça implantou uma Unidade Demonstrativa visando divulgar o sistema para a região de terra firme do município.
Segundo o gerente da Unloc, Núzio Garcia, o trabalho vai subsidiar dado que mostrarão a vocação do município para o sistema de criação de peixes em canal de igarapé, pois o mesmo apresenta uma grande quantidade desse corpo de água.
O principal objetivo é divulgar o sistema de cultivo de peixes em canal de igarapé como forma mais barata e acessível aos produtores e produtoras rurais.
A Unidade Demonstrativa foi implantada em igarapés que apresentam vazão mínima de 20 l/s, recebendo uma densidade de 15 a 20 peixes/m². O local de instalação fica no Sítio São Cristovão de propriedade da produtora Silene Carvalho Pinto, localizado na Estrada do Sindicato, Ramal Bom Futuro.
A Unidade demonstrativa, foi constituída de um (1) de canal de igarapé com área alagada de 375m ² e com uma pronfudidade media de 50 cm , sendo este modulo povoado de aracu ( Leporinus agassi zi), com tamanho médio inicial de 10 cm e 40g de peso médio, a densidade utilizada foi à mesma para matrinxã que fica entre 15 e 20 peixes por metro quadrado .
Conforme informou o gerente, os parâmetros técnicos – econômicos a serem avaliado durante o ciclo produtivo.

– Ganho de Peso;
– Conversão Alimentar;
– Biomassa Final;
Custo de Produção.
Composição dos custos de Produção
A biometria vai ser realizada mensalmente, utilizando amostragem de 1% dos peixes estocados no módulo. A cada mês será analisado o ganho de peso, conversão alimentar, custo de produção do período e dados acumulados até o momento.
O acompanhamento técnico será realizado pelo IDAM Santo Antonio do Içá, supervisionado pela Gerencia de Aqüicultura e Pesca IDAM – Central.