Visita de acompanhamento de crédito rural do Pronaf é realizada

A Unidade Local do Idam/Tefé em parceria com a agência local do Banco do Brasil, realizaram nos dias 16 e 17 de abril de 2011, uma visita de acompanhamento a agricultores familiares financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ( Pronaf) da comunidade São Raimundo do Jarauá, localizada na reserva Mamirauá no município de Alvarães. Participaram do evento 29 agricultores familiares que tem o manejo do pirarucu como sua principal fonte de renda.
Segundo o gerente da Unloc Sidney Souza de Araújo, a realidade hoje, vivida pelos pescadores da comunidade São Raimundo, que realizam o manejo de lago, principalmente da espécie do pirarucu, é bem diferente se comparada às condições de trabalho e as dificuldades para o escoamento do pescado enfrentadas pelos agricultores familiares antigamente. Tempos atrás, os agricultores não possuíam os utensílios adequados para realizarem a despesca, sendo a única alternativa o aluguel desse material. Outro problema enfrentado era a falta de transporte próprio para o escoamento dos peixes para o município de Tefé. Sendo assim,o transporte era realizado por meio de barcos fretados, custo este que chegava a R$10.000,00 por cada viagem.
Com o Crédito Rural do Pronaf, os pescadores agora possuem os utensílios necessários para a captura do pirarucu manejado e um barco que realiza o transporte do pescado da comunidade ao município. A Unloc de Tefé por meio da elaboração dos projetos de aquisição dos utensílios e do barco ao Pronaf, oportunizou a melhora da qualidade de trabalhos desses agricultores familiares, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento social da comunidade.
Para o presidente da comunidade, Alcimar, os agricultores estão vivendo bem melhor do que antes do financiamento do PRONAF, pois já não alugam mais utensílios de pesca e nem fretamos mais barco para.