WORKSHOP DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA A SÓCIOBIODIVERSIDADE

Encerra hoje, 17, o Workshop – Castanha-da-Amazônia, no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília – DF que tem como objetivos apresentar o Plano de Ação para a Castanha-da-Amazônia, formular metas para o período 2009-2110; definir responsabilidades para a implementação do Plano de Ação para a Castanha-da-Amazônia e estabelecer a estrutura de gestão e funcionamento da Cadeia de Valor da Castanha e suas interfaces com os Estados.
O evento é realizadocom a parceria da GTZ, MMA, MDA e MDS, ainda hoje deve ser assinado, pelo ministro Carlos Mink, a Portaria Interministerial para conduzir o processo.
O Estado do Amazonas está representado por entidades não governamentais, cooperativas de Manicoré e Lábrea e governamentais: IDAM, SEAFE e ADS/SDS. As entidades estão apresentandoexperiências diversas, Política Pública Estadual para produtos da florestal e o Pograma de ATER florestal – PROATEF, além dealguns resultados e desafios.
O IDAM vai apresentar os pontos focais do PROATEF a representantes do Serviço Florestal Brasileiro – SFB e MDA, no âmbito do programa nacional de manejo florestal comunitário e familiar assinado pelo presidente Lula, no dia 05.06.2009.
Segundo o chefe do Departamento de ATER, Sérgio Gonçalves, o evento vai potencializar parcerias, uma vez que o Estado já vem desenvolvendo estas atividades desde 2003, no entanto,ainda carece de reforço para superar os entraves que ainda existem do ponto de vista fundiário e de fortalecimento da ATER florestal.